sábado, 4 de agosto de 2012

AURA E CLARIVIDÊNCIA


AURA E CLARIVIDÊNCIA

(Matéria publicada na revista "Espiritismo e Ciência n. 2 - Ed. Mythos). Sobre o tema "Aura e Clarividência", postarei aqui algumas considerações pertinentes:
1. Aura (do latim: "aura": "sopro de ar"): É o campo energético que apresenta-se em torno do corpo denso. Aparece à percepção parapsíquica do clarividente como um campo luminoso mesclado por várias cores. Essas cores refletem a qualidade dos pensamentos e sentimentos manifestados pela consciência.

2. A aura apresenta várias camadas vibratórias correspondentes aos diversos corpos (veículos de manifestação da consciência) por onde a consciência manifesta-se nos vários planos.

3. Para facilitar, vamos dividi-la em três frequências básicas:
A aura do corpo físico, também denominada duplo etérico (Teosofia), corpo vital (Rosacruz), pranamayakosha (Vedanta), holochacra (Conscienciologia), corpo bioplásmico ou bioplasmático (pesquisadores russos) ou simplesmente corpo energético (pesquisadores ocidentais). Essa aura reflete apenas as condições do corpo físico no momento e suas predisposições energéticas. Contudo, é bom lembrar que o soma (Grécia: "soma": "corpo") é afetado diretamente pelo clima psíquico dos corpos sutis.

A aura do corpo extrafísico, também chamada de alma. É a aura do corpo espiritual (Cristianismo; Paulo de Tarso, Cor. I , Cap. 15, vers: 44), também denominado corpo astral (Teosofia), perispírito (Espiritismo), psicossoma (Projeciologia), corpo de luz (Ocultismo), corpo psíquico (Rosacruz), corpo bardo (Tibetanos), thanki (Chineses), kha (Iniciados Egípcios) ou corpo não-físico (pesquisadores ocidentais). Essa aura reflete as condições psíquicas e parapsíquicas da consciência. Reflete diretamente as emoções do ser humano.

A aura do corpo mental, também chamada de aura mental ou aura dos pensamentos. É a aura que reflete diretamente o clima interno de nossos pensamentos e idéias. O corpo mental (Teosofia) também é denominado mentalssoma (Conscienciologia), manomayakosha (Vedanta), corpo dos pensamentos ou simplemente mente. Essa aura reflete o clima mental de uma consciência. Nessa aura é possível perceber as formas-pensamento e suas cores.

4. Obviamente que a foto Kirlian apenas mostra a repercussão energética no soma e no duplo etérico, freqüências mais densas e passíveis de mensuração. Acho que a disparidade entre as percepções de sensitivos e das fotos em questão deve-se a que a foto Kirlian reflete principalmente o duplo energético, enquanto que os sensitivos muitas vezes estão percebendo a aura dos corpos mais sutis. Até mesmo entre sensitivos existe diferenças nos níveis de percepção parapsíquica

5. Na natureza tudo é energia. A matéria é energia condensada; a energia é matéria em estado radiante. Logo, tudo é energia em graus variados de densidade. Desde o sutil até o mais denso, tudo é energético e natural.

6. O estudo das capacidades parapsíquicas do ser humano não tem nada de sobrenatural, pois são capacidades latentes e inerentes a todos os seres, independentemente de raça, sexo, cultura ou religião. Sobrenatural é a ignorância humana sobre a naturalidade da vida!

7. Muitas vezes, um sensitivo sem muitas informações técnicas para embasar suas percepções, percebe coisas pelas vias telepáticas, intuitivas, clariaudientes ou mediúnicas e chama-as de clarividência.

8. O fato de alguém apresentar percepções parapsíquicas desenvolvidas não garante que ela seja inteligente ou desenvolvida espiritualmente. Desenvolvimento parapsíquico não é desenvolvimento espiritual. Isso explica porque alguns sensitivos são canalhas e até piores do que muitas pessoas sem percepção nenhuma.

9. O desenvolvimento espiritual demanda esforço no trabalho de aprimoramento consciencial, demanda crescimento interno e ampliação do amor, lucidez, maturidade, alegria, modéstia, respeito, autoconhecimento, paz íntima, generosidade, equanimidade e luz no coração. Tudo isso leva a autêntica sabedoria, que não é encontrada em curso algum, nenhum guru pode realizá-la por alguém, não é alcançada no estudo de livro algum, não pertence a instituição humana alguma e nem é encontrada em meio a fenômenos parapsíquicos sem o equilíbrio necessário a maturidade real.

10. Da mesma forma, o fato de alguém ser um pesquisador desses temas não garante que ele seja uma maravilha de serenidade, amor e consciência manifestados. Há muitos pesquisadores baseados apenas no intelecto inferior. São refratários a inteligência superior, cósmica, abrangente, não limitada por parâmetros convencionais de percepção. Ou seja, são pesquisadores limitados.

Não suportam manifestações de amor e alegria, que para eles não passa de imaturidade emocional das pessoas. Na verdade, muitos desses pesquisadores são covardes e têm medo de exporem suas fragilidades internas mediante a abertura de seus corações às ondas do amor.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

VIDA SÓ AQUI

Para começar, vejamos um pequeno trecho de um artigo de Ernest Stuhlinger, no livro "VIERAM OS DEUSES DE OUTRAS ESTRELAS?" de Ernest Von Khuon:
" Nossa Via Láctea compõe-se de cem bilhões de Estrelas. O Universo possui uns mil bilhões de galáxias semelhantes à via Láctea. Suponhamos que apenas um, em cada mil Planetas, em virtude de suas adequadas dimensões e distâncias da sua Estrela Central, possua condições ambientais que, a exemplo das de nossa Terra, permitam a existência de vida; chegaríamos a quase cem bilhões de bilhões de Planetas no universo nos
quais,pelo menos teoricamente, a vida poderia originar-se. Em nossos sistemas de Galáxias poderíamos então, esperar mais de cem milhões de Planetas em condições de abrigar vida semelhante à da nossa Terra."
O homem tem que se libertar dos limites da Terra, tem que se convencer de que ELE NÃO ESTÁ SÓ NO UNIVERSO; tem que chamar a si mesmo à RAZÃO e concluir que a HUMANIDADE é CÓSMICA e não apenas terrestre, que existem bilhões de olhos nos observando do Espaço, ansiosos por nos ajudarem

a sair do labirinto em que nos colocamos e nos acolherem entre ELES, abrindo-nos as portas para que possamos sair da Terra e conquistar o ESPAÇO.
Precisamos desarmar os nossos Espíritos e as nossas mãos,abandonar nossos medos e reconhecê-LOS como nossos IRMÃOS, aprendendo a conviver com ELES e capacitando-nos ao livre trânsito interplanetário.
Só assim conseguiremos construir nossa rota PARA O ESPAÇO, reencontrando nossos rumos perdidos nas noites do passado...

domingo, 29 de julho de 2012


CONTINUAÇÃO PARTE 3


 PASSE E PASSISTA...



3-.PASSE E MECANISMO...
O pensamento
do homem imprime aos fluidos universais a sua volta as suas
caracteristicas individuais,a sua coloracao afetiva,os seus impulsos
ideativos a ate forma.
Tais fluidos sao desse modo movimentados sob o comando mental a direcao
exata que a criatura lhes determina.
Atingindo o ponto mentalizado pelo homem,essa onda podera afinizar-se
com o objeto ou pessoa e passara a envolve-la e
sera,consequentemente,por ela absorvido ate o limite de sua
capacidade,produzindo,em decorrencia,a reacao benefica ou malefica do
magnetismo
admitido.Se nao houver identidade de
propositos,aspiracoes,ideais,afetiviade entre emissor e o
mentalizado,essa onda sera repelida de pronto,sem deixar vestigios de
sua presenca ou passagem.Essa e a atividade normal do homem.
E e nessa atividade cotidiana e ininterrupta do pensamento agindo e
reagindo sobre os fluidos que se encontra o mecanismo do passe.
No ato comum de pensar,porem,nem sempre o homem constroi.Nao raro suas
emissoes sao plenas de rancor,gerando miasmas terriveis que o intoxicam e
que intoxicam seu proximo e suas vitimas.
Ja na emanacao para o passe esse envolvimento e
benefico,calmante,filtrado pela Espiritualidade Superior que dela so
aproveita o que possua de melhor--principlamente quando o passista
alimenta a oracao em seu mundo intimo.
Orando,o homem eleva as suas vibracoes.
Une-se aos ceus.
Recebe das fontes puras e imaculadas do Universo energias
beneficas,passando a ocupr a posicao de um transformador de eletricidade
que,recebendo o impulso eletrico,o submete a uma serie de operacoes e o
promana revigorado,ajustado,equilibrado,de acordo com a necessidade do
que vai alimentar.
Os fluidos,fortalecidos pela oracao,magnetizam os orgaos perispirituais
desequilibrados,restabelecendo-lhe ou criando-lhe a harmonia de base
e,em decorrecia,surtindo os efeitos de cura.



4-PASSE E TECNICA...
Ministrando
independente de qualquer faculdade ou dom especial no homem,o passe
enriquece-se quando o passista venha a conhecer-lhe o mecanismo.
Ha recursos que por vezes ignora.
**REPULSAO--O enfermo,nao raro,repele as providencias somadas a seu
favor e reverbera os fluidos que o envolvem, anulando o tratamento que
se lhe ministra.Recusa o remedio que lhe e necessario.
**VENCENDO A REPULSAO--Se o enfermo rebelde se sbmete a tratamento
apenas para satisfazer amizades ou em deferencia a alguem a quem se
liga,apos os primeiros socorros formais e de resultados negativos,sera
induzido,pelo passista,a estreitas relacoes fraternas com ele.
A conversacao sadia faz-se um imperativo,
tornamdo-se tao agradavel quanto possivel e sendo conduzida com tacto
psicologico pelo assistente,procurando-lhe os pontos de penetracao ou
vulnerabilidade.
Identificado o caminho de acesso ao mundo intimo do pasciente, atraves
dele o passista procura estabelecer afinizacao para,pouco a
pouco,ofertar-lhe o tratamento preciso.
**CONFIANCA--A uniao pela simpatia ou pelo respeito do paciente ao
passista e veiculo extraordinario e dinamico para a canalizacao de
fluidos salutares, tornando-se indispensavel via de acesso de que o
passista se utilizara novamente.
**Confianca--A uniao pela simpatia ou pelo respeito do paciente ao
passista e veiculo extraordinario e dinamico para a canalizacao de
fluidos salutares,tornando-se indispensavel via de acesso de que
passista se utilizara nobremente.
Magnetismo--Toda doenca e,no fundo,uma pertubacao magnetica das celulas
organicas e perispirituais,cujo reequilibrio se alcanca hipnotizando os
componentes do orgao enfermo e dirigindo-os a rearmonizacao natural.
**Vontade--A vontade,embora incipiente,e a manipuladora e orientadora
das fluidos edificando ou destruindo, a proporcao que se externa.

Sexo--A vibracao oriunda da organizacao genital e fonte de energia
criadora que a Providencia Divina confia a nossa vontade, permitindo-nos
recriar a vida, onde a mesma esteja em principios de fenecimento.
A medida que esses conhecimentos, e outros mais, passam a ser de dominio
do passista,novos horizontes se abrem a sua frente, permitindo-lhe
movimentar mais e melhor e os proprios magnetismo, favorecedo enfermos
varios que se beneficiam com essa terapia do Espiritismo-cristao.